Maestro Euclides dos Anjos Pio

Euclides dos Anjos Pio nasceu em 25 de Outubro de 1948, na freguesia de Granja do concelho de Penedono, distrito de Viseu, tendo aí realizado os primeiros estudos. Com 17 anos optou pela carreira militar na Marinha, onde permaneceu até 01 de Janeiro de 2004. Ao longo da sua carreira profissional tirou vários cursos, nomeadamente o Curso de Formação de Oficiais do Serviço Especial, na Escola Naval, tendo ascendido ao posto de Capitão-de-Fragata. Desempenhou diversas funções, sempre de forma empenhada e discreta, quer a bordo dos navios quer nas unidades em terra. Possui vários louvores e condecorações, destacando-se as medalhas de comportamento exemplar, mérito militar e serviços distintos. Estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito desta Universidade.

Não sabe de onde lhe vem a vocação musical. Talvez os sons diferenciados da natureza, conjugados com as melodias populares e a difusão da música dos anos 60 tivessem exercido alguma influência. Aos 18 anos iniciou os seus estudos musicais em Lisboa na escola de música Senófila, com Sena Pinheiro. Foi aluno do Instituto de Música Vitorino Matono, tendo, aí, estudado: acordeão com os professores Vitorino Matono, Joaquim Raposo e José António; composição com o professor Jorge Machado; formação musical com a professora Maria Manuel; história da música e acústica com a professora Helena Lima; técnicas coral e vocal com o professor Edgar Saramago. Concluiu o Curso Complementar de Acordeão neste Instituto, sob a égide da Escola de Música do Conservatório Nacional. Concluiu o VI e XI cursos de direcção coral e técnica vocal de Vila Franca de Xira, cuja direcção pedagógica foi do maestro Edgar Saramago, sendo o corpo docente constituído pelos professores: Artur Pinho Maria, Vianey da Cruz, John Roos e Edgar Saramago. Foi coralista do Coro da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, do Grupo Coral Canto Novo, do Coro da Universidade de Lisboa e do Coro da Classe de Conjunto do Instituto de Música Vitorino Matono. Ministrou aulas de orquestra sénior neste Instituto.

Dirige o Coro Polifónico do Clube do Sargento da Armada desde a sua criação e em 2012 assumiu a regência do Coro Polifónico do Sporting Clube de Portugal.

 

Iniciar sessão

Contactos

Clube do Sargento da Armada Sede
Rua das Escolas Gerais, 96, 2º
1100-221 Lisboa
Tel.: 21 886 93 44
Fax: 21 886 14 01


Geral:
csa@csarmada.pt

Web master:
csarmada.web@gmail.com
Delegação
Praceta do Clube do Sargento da Armada
2810-044 Feijó
Tel.: 21 259 16 41